domingo, 10 de novembro de 2013

As Dificuldades e Desafios para a Prática da Docência nas instituições privadas
O intuito é apresentar de maneira clara os problemas enfrentados pelo educador em sua forma de trabalhador nas faculdades particulares. As transformações da sociedade atingem todas as classes sociais de diferentes formas. Os grupos que participam da produção do conhecimento devem acompanhar essas mudanças. Como possuidor do conhecimento e responsável por transmiti-lo, o professor se torna um formador de opiniões.
Quando o professor conhece bem a sua clientela e tem suas concepções respeitadas ele não fica preso apenas aos livros e manuais, mas adéqua seu conhecimento e transmite o mesmo de acordo com a realidade de cada aluno. O sistema educacional tem permitido o acesso fácil às universidades, pessoas descompromissadas com a educação. As instituições particulares têm produzido indivíduos preocupados apenas com o diploma.
A relação professor/aluno não deve ser apenas a de transmissão e recepção de conhecimento, hierarquicamente, é necessário que haja cumplicidade, confiança entre ambos para se construir o conhecimento. É importante que exista uma convivência harmônica entre os saberes, valorizar as novas tecnologias tanto como ferramenta de ensino como na formação continuada do professor.
A educação formal sempre foi definida em função da política e da economia, mas o professor  tem o poder de formador de opinião através de suas concepções ele pode desenvolver competências e levar seus alunos a saírem da zona de conforto tornando-os cidadãos conscientes de seus papeis e funções sociais.

Acadêmicas do 4º período de Pedagogia-UNICALDAS

                  Mariana Araújo e  Rita de Cássia

2 comentários:

  1. A educação carece de criticidade construtiva para a cidadania, como disse Paulo Freire: “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” Que façam a diferença na Educação, porque ser educador não é só um profissão é uma missão. Parabéns pelo blog, sei que irão longe.

    ResponderExcluir